Governador Cláudio Castro volta ao Rio de Janeiro após fortes chuvas deixarem ao menos 11 mortos na região metropolitana

O Governador Cláudio Castro (PL) decidiu interromper suas férias e voltar ao Rio de Janeiro diante das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana, deixando ao menos 11 mortos. A informação sobre o retorno foi divulgada pela assessoria do governador, que informou que ele se reunirá com representantes dos órgãos envolvidos na força-tarefa para lidar com a situação.

No entanto, a assessoria não forneceu informações sobre o destino das férias do governador. A decisão de interromper as férias ocorreu após a confirmação da 11ª morte pelo Corpo de Bombeiros, levando Castro a voltar ao Rio para acompanhar de perto a situação.

As fortes chuvas também levaram o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), a decretar situação de emergência na cidade. Paes pediu para a população, especialmente em bairros da zona norte, evitar sair de casa devido aos alagamentos. Além disso, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, ficou sem energia elétrica devido à inundação do subsolo.

A lista de vítimas confirmadas pelos bombeiros inclui oito homens e três mulheres, com mortes registradas tanto na capital quanto em municípios da Baixada Fluminense. Os bombeiros atenderam a cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas no estado no final de semana, além de registros de impactos nos sistemas de transporte público e abastecimento de energia elétrica.

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o governador teve que mudar seus planos devido a imprevistos. Em dezembro, o Superior Tribunal de Justiça autorizou a quebra de sigilos bancários, fiscais e telemáticos de Cláudio Castro, levando-o a cancelar uma viagem marcada para a China no início de janeiro.

Portanto, diante da situação de emergência causada pelas fortes chuvas, tanto o governador Cláudio Castro quanto o prefeito Eduardo Paes tomaram medidas preventivas e de acompanhamento para auxiliar a população afetada e evitar novas perdas. O trabalho em conjunto com órgãos do governo e equipes de emergência demonstra a atenção das autoridades diante de desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo