A seleção paranaense masculina contou com jogadores que se destacaram na etapa estadual, que contou com mais de 11 mil atletas de 200 comunidades. Durante a primeira fase do torneio nacional, o time do Paraná venceu Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia. Nas quartas de final, saiu vitorioso novamente contra a Bahia, e na semifinal, eliminou o Rio de Janeiro para alcançar a grande final.
Na decisão masculina, o atacante Hiago abriu o placar para o Paraná aos seis minutos do primeiro tempo, e o zagueiro Marcelinho empatou para o Espírito Santo aos 15 minutos do segundo tempo. O volante Kayo garantiu a vitória da seleção paranaense com um gol de pênalti.
Já no feminino, as meninas do Rio de Janeiro reuniram os destaques da Taça das Favelas estadual e levaram a melhor ao enfrentar a seleção de São Paulo na grande final. Após um jogo disputado, as cariocas levaram a melhor nos pênaltis, conquistando o título pelo segundo ano consecutivo.
A Taça das Favelas é uma competição realizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e foi lançada em 2012, no Rio de Janeiro. A primeira edição nacional ocorreu em 2022, com as finais na Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo. O torneio envolve milhares de atletas das comunidades e tem como objetivo promover a inclusão social por meio do esporte, revelando talentos e proporcionando momentos de emoção e superação para os participantes e espectadores.