Queda de helicóptero em São Paulo terá relatório conclusivo do Cenipa apenas em 2025, de acordo com fontes da FAB

A queda de um helicóptero no interior de São Paulo, que resultou na morte de quatro pessoas, incluindo o piloto do helicóptero de prefixo PR-HDB, chocou o país e despertou a preocupação com a segurança das aeronaves. O relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por apurar as causas do acidente, só deve ser concluído em 2025, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com as fontes da FAB, trabalhos desse tipo costumam durar, em média, um ano e meio. Esse foi o mesmo período que a equipe do Cenipa levou para concluir o relatório sobre a queda da aeronave que transportava a cantora Marília Mendonça para Caratinga (MG).

A aeronave, que estava desaparecida desde o dia 31 de dezembro, foi encontrada na tarde desta sexta-feira (12) em uma área de mata de Paraibuna (SP), onde os corpos das vítimas já foram resgatados. Agora, o foco do trabalho concentra-se na coleta de dados e amostras da estrutura do helicóptero, com o objetivo de buscar elementos que possam ajudar a compreender as causas do acidente.

Segundo nota divulgada pela FAB, a conclusão das investigações terá o menor prazo possível, considerando sempre a complexidade de cada ocorrência e a necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Dados do Cenipa revelam que, nos últimos 10 anos, ocorreram 191 acidentes aéreos envolvendo helicópteros no Brasil, o que levanta questões sobre a segurança e a regulamentação do setor aéreo.

O caso reforça a importância de medidas para prevenção de acidentes e o estabelecimento de protocolos de segurança mais rigorosos para a aviação civil. A espera pela conclusão do relatório do Cenipa, que deverá levar ainda alguns anos, coloca em evidência a complexidade e minuciosidade dos processos de investigação de acidentes aéreos, e lança luz sobre a importância de um trabalho sério e meticuloso para evitar tragédias futuras.

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