Escola municipal cria agrofloresta em região urbanizada de São Paulo para proporcionar contato diário das crianças com a natureza

Em meio a uma das regiões mais movimentadas de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Borba Gato criou uma pequena agrofloresta. Essa surpreendente iniciativa aconteceu há pouco mais de três anos, em um terreno baldio que anteriormente acumulava árvores condenadas. A proposta de criar essa mini-floresta surgiu da necessidade de recuperar o espaço abandonado que trazia diversos problemas para a escola, além de proporcionar um contato mais frequente com a natureza para as crianças.

A diretora da escola, Priscila Arce, expressa a importância desse contato com a natureza para as crianças. Segundo ela, a maioria dos alunos, que residem em apartamentos ou casas sem quintal, tinha contato esporádico com a natureza ao visitar um parque. Entretanto, ela acredita que essa vivência precisa ser diária, o que vai ao encontro do que pesquisas têm identificado sobre os prejuízos do contato restrito com a natureza para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

Essa iniciativa da Escola Emei Borba Gato segue uma tendência que tem conquistado espaço em grandes cidades ao redor do mundo, que é a criação de pequenas áreas verdes em regiões altamente urbanizadas. Tais espaços, apesar de não demandarem grandes investimentos, podem proporcionar um contato mais frequente e benéfico com a natureza.

Em apenas três anos, as crianças da Emei Borba Gato passaram a colher frutas e vegetais da agrofloresta, que também trouxe mudanças nas atividades e na forma de ensinar da escola. As aulas acontecem no meio da horta, e as crianças têm liberdade para brincar sempre que estão com dificuldade de manter a concentração, além de ter diminuído o interesse em brinquedos de plástico e atividades online propostas pela escola.

Um relatório publicado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) destacou a importância de assegurar que todas as crianças tenham acesso a espaços verdes, próximos às suas casas ou escolas, pois isso traz uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil. No entanto, o acesso a áreas verdes é uma realidade distante para a maioria das crianças de São Paulo, o que reforça a importância de investir nesse conceito de “natureza próxima”.

Dessa forma, a iniciativa da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Borba Gato serve como um exemplo inspirador de como é possível proporcionar um contato mais próximo com a natureza para as crianças, mesmo em regiões altamente urbanizadas, trazendo benefícios para o desenvolvimento físico, psicológico, e social delas. A tendência de criar pequenas áreas verdes em grandes cidades é uma alternativa viável e benéfica para as futuras gerações.

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