Brasil assume presidência temporária do G20, buscando associar agendas de inclusão social e sustentabilidade ao desenvolvimento econômico.

O Brasil assume pela primeira vez a presidência temporária do G20, fórum que reúne as 19 principais economias do mundo, a União Europeia e a União Africana. O mandato brasileiro terá duração de um ano, começando em 1º de dezembro do ano passado e terminando em 30 de novembro. Durante esse período, o país será responsável por organizar mais de uma centena de reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais.

O embaixador Maurício Lyrio ocupará a função de “Sherpa do Brasil para o G20“, que na diplomacia representa os articuladores e negociadores em cúpulas de chefes de Estado e governo. A presidência do Brasil no G20 cria oportunidades para “associar as agendas da inclusão social e da sustentabilidade ambiental ao imperativo do desenvolvimento econômico.” O país busca trazer o tema do combate às desigualdades para o centro da agenda internacional, com o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Uma das prioridades da presidência brasileira do G20 é a reforma da governança global, que deve reduzir o poder das atuais potências nos fóruns multilaterais. O Brasil busca revigorar o multilateralismo e promover a reforma das instituições de governança global, para que sejam mais representativas e eficazes na busca da paz e do desenvolvimento. O país também tem como meta atuar no tema do desenvolvimento sustentável, mobilizando recursos para enfrentar os desafios globais no campo da sustentabilidade.

Em relação aos conflitos e rivalidades internacionais, o Brasil defende a reforma das instituições internacionais para que sejam mais representativas e eficazes na busca da paz e do desenvolvimento. O país ressalta a importância do diálogo e da negociação para dar respostas aos conflitos e desafios globais, buscando o revigoramento do multilateralismo e a reforma dos organismos multilaterais. O Brasil buscará avançar com essas e outras agendas prioritárias durante a presidência no G20, reforçando sua posição no cenário internacional e buscando contribuir para a paz, estabilidade e desenvolvimento sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo