São Paulo em estado de atenção para alagamentos pelo quinto dia consecutivo devido à chuva intensa e previsão de mais tempestades

A cidade de São Paulo está enfrentando uma situação de alerta para alagamentos pelo quinto dia consecutivo. Nesta sexta-feira (12), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura emitiu o alerta às 15h12 para todas as regiões da capital devido à chuva resultante da instabilidade vinda do interior pela ação de uma frente fria.

As chuvas já foram intensas em diversas zonas da cidade, como Vila Mariana, Cidade Ademar, Lapa, Jaçanã e Casa Verde. A prefeitura está recomendando que as pessoas evitem transitar por ruas alagadas e busquem abrigo em casas e prédios, mantendo distância de árvores e das redes aéreas de fiação elétrica devido ao risco de alagamentos.

A intensidade da chuva prevista para continuar ao menos até esta sexta-feira é resultado da ação de um cavado perto de São Paulo, caracterizado por uma área de baixa pressão atmosférica alongada que direciona umidade para a atmosfera. A madrugada de quinta para sexta-feira deve trazer as chuvas mais fortes da semana devido à formação de um centro agravando ainda mais a situação.

O alerta para alagamentos é ainda mais preocupante considerando os incidentes recentes provocados pela chuva. Na terça-feira (9), um idoso de 62 anos morreu eletrocutado na Vila Clementino, zona sul, ao ser atingido por um cabo de energia que caiu durante o temporal. No dia seguinte, a cidade já enfrentava um caos, com 19 pontos de alagamentos, sendo 17 deles intransitáveis, o que levou a situações inusitadas como motoristas tendo que manobrar ou voltar em marcha à ré para subir na contramão a alça de acesso da ponte das Bandeiras, sentido centro, e um túnel fechado devido ao alagamento.

A previsão é de que o tempo instável e as chuvas fortes continuem atravessando o fim de semana, mantendo a população em alerta e as autoridades em prontidão para prestar assistência em caso de emergências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo