Operação policial resulta na detenção de 89 pessoas na Cracolândia, em São Paulo – 82 descumprindo medidas cautelares.

Na madrugada desta sexta-feira (12), uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana resultou na detenção de 89 pessoas na região da cracolândia, localizada no centro de São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), 82 dos detidos estavam em liberdade condicional ou tinham sido beneficiados por medidas cautelares, mas estavam descumprindo as regras determinadas pela Justiça.

A ação ocorreu no “fluxo”, nome dado à aglomeração de usuários de drogas que atualmente se concentra na rua dos Protestantes, em Santa Ifigênia. Durante a operação, sete adolescentes infratores com mandados de apreensão em aberto por roubo e tráfico de drogas foram localizados.

Além disso, a SSP divulgou que algumas pessoas encontradas na cracolândia estavam contempladas com a saída temporária do sistema prisional, mas não haviam retornado. No total, a operação contabilizou a presença de 1.200 pessoas no fluxo, sendo a grande maioria homens (1.081).

Os detidos foram encaminhados ao 12º DP (Pari) e, segundo o delegado Marco Aurélio Batista, todos foram cadastrados em ocorrência policial. O Poder Judiciário foi comunicado sobre a situação de descumprimento das medidas cautelares, para que os indivíduos sejam levados à prisão, de acordo com o entendimento da Justiça.

Além das detenções, quatro dependentes químicos se mostraram dispostos a passar por tratamento e foram encaminhados para o Hub de Cuidados de Crack e Outras Drogas, localizado na mesma região. Segundo o delegado que coordenou a operação, esses indivíduos estavam em situação precária e necessitavam de cuidados e tratamento.

A ação foi parte de uma série de esforços para combater os problemas causados pela concentração de usuários de drogas na região da cracolândia. A polícia continua trabalhando para manter a ordem e a segurança nessa área, ao mesmo tempo em que busca alternativas para oferecer tratamento e assistência para os dependentes químicos encontrados no local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo