Helicóptero desaparecido em SP é encontrado com quatro vítimas fatais; FAB assumirá investigação do acidente

Após 12 dias de intensas buscas, o desaparecido helicóptero que seguia em direção a Ilhabela (SP) foi finalmente encontrado na manhã desta sexta-feira (12/1). A aeronave caiu em uma região de mata em Paraibuna (SP), e infelizmente, nenhum dos quatro ocupantes sobreviveu ao acidente. As vítimas foram identificadas como Luciana Rodzewics, de 45 anos, a filha Letícia Ayumi, de 20, o amigo delas, Raphael Torres, 41, e o piloto Cassiano Tete Teodoro, de 44.

O helicóptero havia saído da cidade de São Paulo, partindo do aeroporto de Campo de Marte, e perdeu contato com as torres de comando em 31 de dezembro. A aeronave não possuía nenhum tipo de localizador ou caixa preta, segundo as autoridades, o que torna o processo de investigação das causas do acidente mais desafiador. A Força Aérea Brasileira (FAB) ficará responsável pela investigação.

Levantando questionamentos sobre a segurança dos voos de helicóptero no Brasil, estatísticas mostram que o desempenho técnico do ser humano, aspectos psicológicos e o ambiente operacional são os principais fatores que contribuem para acidentes envolvendo helicópteros. Problemas como julgamento de pilotagem, aplicação de comandos, planejamento de voo, supervisão gerencial, indisciplina de voo, e manutenção da aeronave explicam quase metade dos acidentes registrados entre 2013 e 2023 pelo Cenipa, órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

Além disso, aspectos psicológicos (31%) e ambientais como condições meteorológicas adversas e presença de aves também contribuem significativamente para a ocorrência de acidentes com helicópteros. De 2013 a 2023, os acidentes com helicópteros no Brasil representaram pouco mais de um em cada dez acidentes aeronáuticos no país, totalizando 191 acidentes. Já a maioria dos acidentes aeronáuticos nesse período envolveram aviões, com um total de 1.272. Segundo a Força Aérea Brasileira, um acidente aeronáutico ocorre quando há lesões graves ou morte de pessoas a bordo da aeronave, danos ou falhas estruturais que afetem o desempenho ou características de voo, ou quando a aeronave é considerada desaparecida ou inacessível.

Esse trágico acidente reforça a importância de investigações rigorosas e aprimoramento constante na segurança de voos de helicóptero no Brasil, visando prevenir futuros desastres e garantir a proteção dos passageiros e tripulantes. A tragédia também chama a atenção para a necessidade de medidas mais efetivas para evitar problemas recorrentes relacionados à pilotagem, manutenção e fatores ambientais que impactam a segurança dos voos de helicóptero no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo