Temporada recorde de cruzeiros gera impacto financeiro de R$ 640 milhões para maior porto do Brasil.

A temporada de cruzeiros no Brasil está em pleno vapor, trazendo não só momentos de lazer para turistas, como também um impacto financeiro expressivo para as cidades que servem como porto de embarque e desembarque. Este é o caso do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), em Santos, que espera receber 15 embarcações ao longo de 2024, incluindo cinco navios que realizarão embarques regulares na cidade.

Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o Centro de Inteligência de Economia do Turismo (CIET) está monitorando os impactos positivos que os cruzeiros estão trazendo para a região. A expectativa é que a Baixada Santista receba um total de 2,8 milhões de visitantes durante a alta temporada de cruzeiros.

Devido à presença dos navios, o maior porto do Brasil, o Porto de Santos, tem promovido os atrativos turísticos da cidade, atraindo cada vez mais turistas que optam por estender a estadia na região para desfrutar de suas belas praias.

Além disso, a indústria de cruzeiros também está gerando impacto financeiro significativo para a cidade de Santos, com projeções apontando para um montante de R$ 640 milhões até maio deste ano. Essa injeção de recursos beneficia diversos setores da economia local, incluindo transporte, alimentação, comércio, serviços de turismo e hospedagem.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, enfatiza a importância dos cruzeiros para o turismo do estado de São Paulo, destacando a contribuição para a economia, a geração de empregos e a promoção turística. Segundo ele, a indústria de cruzeiros cria empregos diretos e indiretos para residentes, além de incentivar investimentos na infraestrutura turística.

A Cruise Lines International Association (CLIA) estima que a indústria de cruzeiros possa gerar até 80 mil empregos este ano. Além disso, os investimentos na infraestrutura turística, como a melhoria dos portos e terminais de cruzeiros, não beneficiam apenas o setor de cruzeiros, mas também outros aspectos do turismo local.

Com a expectativa de quase 1 milhão de passageiros entre embarque, desembarque e navios de trânsito, e com um total de 560 mil leitos oferecidos a partir de Santos, a indústria de cruzeiros promete continuar contribuindo de forma significativa para a economia e o turismo da região. A temporada de cruzeiros representa não apenas momentos de diversão e relaxamento para os turistas, mas também um forte impulso para a atividade econômica local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo