Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais do Rio de Janeiro receberão câmeras operacionais portáteis em seus uniformes.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está seguindo os passos do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) ao equipar seus policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) com câmeras operacionais portáteis, também conhecidas como body cams. A medida, publicada pelo Secretário de Estado de Polícia Civil na edição do Diário Oficial do estado desta quinta-feira (11), vem em cumprimento à determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e segue o mesmo padrão adotado pelas forças especiais da Polícia Militar do Rio, que já iniciaram o uso das câmeras na última segunda-feira.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, os policiais civis do Core deverão utilizar as câmeras no exercício de suas atividades operacionais a partir do dia 22 de janeiro. Além disso, a Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional será responsável pelo cronograma de treinamento para o uso do equipamento, garantindo que os policiais estejam devidamente preparados para operá-lo de maneira eficaz.

A decisão do STF não se limita apenas à utilização das câmeras, mas também estabelece que as imagens captadas devem ser armazenadas e compartilhadas com o Ministério Público, a Defensoria Pública e vítimas de violência policial, quando solicitadas. Isso visa promover a transparência e responsabilização em casos de abuso de força policial, fornecendo evidências documentadas para investigações e processos judiciais.

O uso de câmeras corporais tem sido cada vez mais adotado por forças policiais em todo o mundo como forma de aumentar a prestação de contas, melhorar a confiança da comunidade e proteger tanto os cidadãos quanto os agentes da lei. A implementação dessas medidas no Rio de Janeiro representa um avanço significativo no sentido de promover a segurança e o respeito aos direitos humanos no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo