Diadema promove ações para cuidar da saúde mental, com destaque para atividades de cultura, lazer e esportivas.

A importância da saúde mental e as estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade do dia a dia foram destacadas pela psicóloga e apoiadora da Saúde Mental de Diadema, Maria Regina Tonin. Ela ressalta que é essencial falar sobre saúde mental constantemente, pois ela está presente em todas as atividades diárias.

Além das ações diretas da saúde, atividades culturais, de lazer, práticas esportivas, integrativas, como meditação e caminhada, e o cuidado nas relações a partir do trabalho com temáticas como a Cultura da Paz são benéficas para ter equilíbrio emocional e saúde mental de qualidade.

O município de Diadema possui uma série de recursos para proporcionar aos seus habitantes um ambiente propício ao cuidado da saúde mental. São 10 centros culturais, três bibliotecas, Casa da Música, Centro de Memória, Céu das Artes, seis ginásios poliesportivos, 11 campos de futebol, quadras e mais de 20 salas de ginástica com atividades gratuitas o ano todo.

Além disso, buscar um hobby, aprender uma nova habilidade, caminhar em um parque e prestar atenção na respiração são alguns exemplos positivos de autocuidado. Segundo Maria Regina Tonin, é essencial que todos os dias sejam dedicados a pensar no que é saudável para a saúde mental, tirando o foco da doença e buscando qualidade de vida.

No início de janeiro, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil realizou a roda de conversa “Quem Cuida da Mente Cuida da Vida” para adolescentes atendidos pelo serviço, como parte das atividades do Janeiro Branco, mês que ressalta a importância da saúde mental no cuidado à saúde. O município de Diadema conta com cinco CAPS, que atendem pacientes por demanda espontânea, de acordo com o horário de acolhimento/avaliação de cada serviço ou por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

A Rede de Apoio de Atenção Psicossocial (RAPS) de Diadema ainda é composta por 20 Unidades Básicas de Saúde, Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I e uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental no Hospital Municipal de Diadema (HMD), além de psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD. Este trabalho é parte do compromisso da cidade em promover e cuidar da saúde mental de seus residentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo