Prisão de líder de facção na Serra Gaúcha é realizada pela Polícia Federal em Copacabana, no Rio de Janeiro

A Polícia Federal divulgou na terça-feira (10) a prisão do líder de uma facção criminosa que atua na região da Serra Gaúcha. A captura ocorreu em um apartamento no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. O nome do preso e a facção à qual ele pertence não foram divulgados, mas a PF o descreve como “um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança na região”.

De acordo com os investigadores, o indivíduo detido é considerado extremamente perigoso e já tinha sido condenado a 30 anos de prisão por três homicídios duplamente qualificados e uma tentativa de homicídio duplamente qualificado, todos ocorridos na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Além disso, ele responde a mais cinco processos criminais, que incluem acusações de homicídio, tentativa de homicídio, evasão de prisão, posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa e favorecimento real.

Segundo a Polícia Federal, o criminoso havia sido beneficiado com a progressão de regime em janeiro de 2020 e estava cumprindo pena em regime semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica. No entanto, pouco tempo depois ele rompeu o dispositivo e fugiu.

A localização e prisão do fugitivo, que utilizava nome falso, foi possível graças a um trabalho conjunto entre as polícias Federal e Civil e a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. Após a conclusão dos procedimentos legais, o preso será transferido para o sistema penitenciário do Rio de Janeiro.

A prisão do líder de facção criminosa representa uma vitória para as forças de segurança, que há muito tempo buscavam capturá-lo. A Polícia Federal destaca a importância do esforço conjunto entre diferentes órgãos policiais para localizar e prender indivíduos de alta periculosidade, como é o caso desse criminoso. Agora, as autoridades continuarão trabalhando para combater o crime organizado e garantir a segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo