Para participar, interessados devem se inscrever no site da InvestSP até o dia 11 de janeiro. A missão tem como principais objetivos promover a troca de conhecimento entre empresas do setor, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para São Paulo, com a consequente geração de emprego e renda.
O destaque do evento é o European Film Market (EFM), espaço em que profissionais da indústria cinematográfica se reúnem para negociar. A expectativa é que mais de 11 mil participantes do mundo todo marquem presença, incluindo produtores, detentores de direitos e investidores.
O CreativeSP está focado em setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, e oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Além disso, o programa promove eventos de networking durante as missões e oferece consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
A iniciativa é parte de um compromisso maior do governo estadual de incentivar o setor cultural, que é fundamental tanto do ponto de vista econômico quanto para a projeção internacional de São Paulo. Em outubro de 2023, a Secretaria da Cultura e a InvestSP anunciaram a prorrogação do CreativeSP por mais cinco anos, com um investimento de R$ 33 milhões e uma previsão de retorno de 60 vezes o valor investido, gerando R$ 2 bilhões em negócios no setor cultural paulista.
Além da Berlinale, o CreativeSP já planejou outras quatro missões para o primeiro semestre de 2024, incluindo eventos como SXSW, Games Developer Conference, Festival de Cannes e Festival de Publicidade Cannes. Mais informações sobre esses eventos e as inscrições estão disponíveis no site da InvestSP.
Portanto, a iniciativa do Governo de São Paulo de levar empresas paulistas para a Berlinale é uma oportunidade valiosa e alinhada com os objetivos do CreativeSP, visando promover o desenvolvimento econômico por meio da economia criativa.