Dorival Júnior assume comando da seleção brasileira masculina e terá primeiro desafio em amistosos antes da Copa América.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente nesta quarta-feira (10) a contratação do técnico Dorival Júnior para comandar a seleção brasileira masculina de futebol. A equipe atualmente ocupa a sexta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A apresentação do treinador está marcada para as 15h (horário de Brasília) desta quinta-feira (11), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, e será seguida pela primeira entrevista coletiva à imprensa.

Dorival Júnior deixou o São Paulo no último domingo (7) para assumir o cargo na seleção brasileira, conforme anunciado pelo próprio clube paulista. Ele substituirá Fernando Diniz, demitido na sexta (5) por decisão de Ednaldo Rodrigues, um dia após ser reconduzido à presidência da CBF, por meio de uma decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

O treinador tem um histórico de sucesso, tendo conquistado o título inédito da Copa do Brasil para o São Paulo no ano passado. Além disso, em 2022, ele se destacou à frente do Flamengo, onde conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores. Agora, seu desafio será reerguer a seleção brasileira e levá-la ao sucesso nas Eliminatórias e na Copa América.

Os primeiros compromissos da seleção brasileira sob o comando de Dorival Júnior serão dois amistosos na Data Fifa, entre 18 e 16 de março. A partida contra a Espanha ainda não tem data definida, mas o segundo jogo, contra a Inglaterra, está programado para 23 de março, no Estádio de Wembley, em Londres.

Além disso, a seleção disputará a Copa América, de 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos. Antes do torneio, está programada a disputa de dois amistosos pelo segundo período de Data Fifa de 2024, entre 3 a 11 de junho, cujos adversários ainda não foram definidos.

No dia 5 de setembro, o Brasil volta a competir nas Eliminatórias do Mundial de 2026 enfrentando o Equador, seguido de um confronto contra o Paraguai, cinco dias depois. A equipe brasileira disputará ainda outras quatro rodadas até 19 de novembro, em sua busca por uma vaga na Copa do Mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo