Inscrições abertas para o Sesc EAD EJA, que oferece formação gratuita no ensino médio com qualificação profissional em produção cultural

O Serviço Social do Comercio (Sesc) está com inscrições abertas até o próximo dia 12 para o processo seletivo do Sesc EAD EJA. O programa oferece formação gratuita no ensino médio e qualificação profissional em produção cultural para jovens e adultos que tenham mais de 18 anos e tenham concluído o ensino fundamental. O edital e o formulário de inscrição podem ser acessados na página do programa.

Ao todo, são disponibilizadas mais de 2 mil vagas em 14 estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Seripe e Tocantins. O gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Luiz Fernando de Moraes Barros, destacou a importância de atender o maior número possível de pessoas que buscam uma transformação social através da educação. Ele ressaltou que o projeto já formou 1.044 estudantes e atualmente conta com 3.250 matrículas ativas.

O modelo de funcionamento do Sesc EAD EJA é dividido em 80% de aulas a distância, pela internet, e 20% de formato presencial obrigatório. O objetivo é garantir que o aluno conclua o curso com qualidade e também tenha acesso a atividades de cultura, lazer e saúde. O curso tem duração de três semestres e carga horária de 1.200 horas, com previsão de formatura para 2025.

O projeto é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (Senac RS), responsável pela plataforma de realização do curso. Os conteúdos foram desenvolvidos com base em experimentações, simulações de práticas e outras estratégias para proporcionar uma maior interação com os participantes.

Barros ressaltou que a conclusão do ensino médio em um ano e meio é um facilitador que aproxima os jovens da continuidade ou retomada dos estudos, permitindo que eles progridam em suas vidas e contribuam para o progresso do país. O início das aulas da nova turma está previsto para 11 de março.

O Sesc EAD EJA tem recebido solicitações de outros estados para a abertura de novos polos, o que demonstra a crescente importância e eficácia do projeto. A educação integral oferecida pelo programa tem impactado não apenas a vida dos estudantes, mas também de suas famílias, possibilitando uma verdadeira transformação social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo