Rede estadual de ensino abre matrículas para pessoas de todas as idades em 2024 no ABC Paulista.

A Rede Estadual de Ensino está com inscrições abertas para estudantes de todas as idades que desejam voltar a estudar em 2024. Com mais de 300 unidades espalhadas pela região do ABC, a rede oferece a oportunidade de matrícula tanto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) quanto para os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

Em 2023, a rede estadual de ensino atendeu estudantes de até 90 anos de idade, mostrando que nunca é tarde para voltar a estudar. Para efetivar a matrícula, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência. As matrículas seguem durante o mês de janeiro para alunos de todas as idades que estão fora da rede estadual.

A inscrição também está aberta para aqueles interessados em frequentar as aulas da EJA ou CEEJA dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para os interessados na EJA, é necessário ter no mínimo 15 anos para cursar os anos finais do Ensino Fundamental e no mínimo 18 anos para o Ensino Médio. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira em escolas regulares.

Já nos CEEJAs, o diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível, proporcionando a oportunidade para alunos com mais de 18 anos que desejam voltar à sala de aula. Com 39 CEEJAs no estado, na região do ABC, o CEEJA Valberto Fusari está localizado em Ribeirão Pires.

Além disso, o prazo para a manifestação de interesse entre as unidades da rede termina nesta segunda-feira (8). Esse processo é destinado a estudantes já matriculados em uma escola estadual e que se mudaram de endereço ou desejam estudar em uma escola mais próxima do trabalho, por exemplo. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 22 de janeiro.

A rede estadual de ensino do ABC está empenhada em oferecer oportunidades educacionais para a população de todas as idades, demonstrando que a busca pelo conhecimento e pela formação acadêmica é um direito de todos. A iniciativa visa proporcionar a inclusão e a formação de indivíduos em todas as fases da vida, contribuindo para um aprimoramento educacional contínuo na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo