BASF investe em projetos culturais e socioambientais para 2024, selecionando 18 iniciativas de impacto social no Brasil.

A BASF, empresa química alemã, está investindo em projetos de impacto cultural e socioambiental para 2024. Dentre os projetos selecionados está o Banco de Incentivados da Prosas (BIP), plataforma que conecta patrocinadores e projetos de impacto social. Ao todo, 18 projetos foram selecionados e serão viabilizados por meio de leis federais de incentivo fiscal. Essas iniciativas irão fomentar ações em educação científica e ambiental, geração de renda e proteção de recursos naturais.

Os projetos selecionados serão implementados nos municípios onde a BASF tem unidades produtivas, como São Bernardo, Guaratinguetá, Indaiatuba, Jacareí e Santo Antônio de Posse, além de outras localidades estratégicas no Brasil. O objetivo é promover ações que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco em empregabilidade, educação científica, educação ambiental e proteção dos recursos naturais.

Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, ressaltou a importância da responsabilidade social como estratégia da empresa. As ações visam identificar as necessidades das comunidades e oportunidades para direcionar recursos públicos oriundos das leis de incentivo, atendendo às demandas e oportunidades de atuação dos negócios.

Até novembro de 2023, mais de 680 mil pessoas foram beneficiadas pelas cerca de 200 ações de engajamento social realizadas pela BASF na América do Sul. O impacto positivo advém tanto da rede de parceiros da empresa como do seu programa de voluntariado, que conta com aproximadamente 1 mil colaboradores nos países da região.

Além dos projetos com incentivo fiscal para patrocínio, a BASF também fomenta o desenvolvimento sustentável com recursos próprios por meio do edital Conectar para Transformar. Em 2023, foram selecionados 12 projetos de impacto social e ambiental que serão implementados no Brasil, Argentina e Chile.

Dentre os projetos selecionados, estão iniciativas nas áreas da cultura, esporte, educação financeira, educação empreendedora, desenvolvimento de habilidades e geração de renda para jovens, preservação do patrimônio histórico e promoção de espaços de leitura, entre outros. Também haverá ações voltadas para a inclusão digital de pessoas idosas e o fortalecimento do turismo comunitário rural agroecológico.

Esses investimentos reforçam o compromisso da BASF com a sustentabilidade e o desenvolvimento social e ambiental, impactando positivamente as comunidades onde a empresa atua. Através dessas ações, a empresa busca construir uma relação duradoura com as comunidades e proporcionar avanços em capital humano, por meio do acesso a projetos culturais, esportivos e sociais gratuitamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo