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Escola em São Paulo adota conselho mirim para promover gestão democrática e participativa entre crianças e adultos

“Escola em São Paulo adota gestão democrática com participação ativa das crianças”

Na EMEI Dona Leopoldina, localizada na zona oeste de São Paulo, as crianças têm voz ativa na gestão da escola. Em uma reunião, um pai questionou a demora para a decisão sobre o dia do brinquedo, e a então diretora, Marcia Harmbach, explicou que o conselho mirim estava deliberando sobre o assunto. Esse conselho é composto por alunos de 4 a 6 anos que foram escolhidos pelos colegas e professoras para participar da gestão escolar, mostrando um modelo de gestão focado na participação e na democracia.

Durante a reunião, o assunto em questão envolvia desafios sobre a partilha de brinquedos, o que gerava frustração entre os alunos. Sentados em círculo, os conselheiros expressaram seus sentimentos com mediação de uma professora e chegaram a uma solução – trazer apenas brinquedos feitos com elementos da natureza ou material escolar. Essa ideia foi sugerida por uma das crianças e foi apoiada pelos outros representantes mirins. Após ser compartilhada com o conselho da escola, virou regra.

O modelo de gestão foi criado por Harmbach, que organizou essas experiências no livro “Gestão Democrática”. A educadora se inspirou em Paulo Freire para criar os conselhos mirins, partindo do princípio de que não é possível construir uma escola democrática sem a participação de todos que atuam nela, incluindo as crianças.

A EMEI Dona Leopoldina se tornou uma escola-modelo, vencendo oito prêmios pelo projeto político pedagógico centrado na escuta ativa dos pequenos pelo conselho mirim. Até mesmo a infraestrutura escolar se beneficiou com ideias das crianças, como a contribuição para o parque.

Apesar dos resultados positivos, a implantação desse modelo enfrentou desafios, principalmente por parte dos adultos. No entanto, Harmbach ressalta a importância da participação efetiva das crianças na gestão da escola, enfatizando a construção da autonomia ao pensar e organizar suas ideias.

A nova diretora, Aline Neves, pretende retomar o modelo dos conselhos mirins na escola, mantendo os hábitos de escuta ativa instituídos por Harmbach. A experiência na EMEI Dona Leopoldina demonstra que a participação das crianças na gestão escolar pode ser um caminho para a construção de uma escola mais democrática e efetiva no processo de ensino-aprendizagem.

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