Advogado especialista em direito aeronáutico morre em acidente com planador no interior de São Paulo aos 74 anos

Acidente com planador tira vida de renomado advogado especialista em direito aeronáutico

No último sábado (6), o advogado Sérgio Roberto Alonso, de 74 anos, faleceu em um trágico acidente com um planador no interior de São Paulo. O experiente advogado era considerado um dos maiores especialistas em direito aeronáutico do país e, além de sua carreira jurídica, também pilotava aeronaves por paixão.

O acidente ocorreu quando o planador pilotado por Alonso, que partiu de Bauru, no noroeste do estado, caiu em uma área de plantação de cana-de-açúcar às margens do km 298 da rodovia Marechal Rondon, em Lençóis Paulista, a cerca de 40 km de distância. Infelizmente, Alonso estava sozinho na aeronave e, ao ser encontrada, a mesma estava de cabeça para baixo, sem uma das asas, e o piloto já havia falecido.

O advogado era sócio do escritório Reidel de Figueiredo, onde atuou em casos de acidentes aéreos de grande repercussão. Um dos casos mais recentes defendidos por Alonso foi o da família de Geraldo Martins de Medeiros Júnior, piloto do avião que se envolveu em um acidente e resultou na morte da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em Minas Gerais em novembro de 2021.

Alonso também foi um defensor em casos emblemáticos, como o acidente com o Fokker 100 da TAM, em 1996, e o acidente com o Boeing 727-200 da Vasp, em 1982, alcançando grande reconhecimento internacional na área de direito aeronáutico.

O planador que o advogado pilotava pertencia ao Aeroclube de Bauru e, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), estava com situação de aeronavegabilidade normal.

O caso será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à Força Aérea Brasileira, e foi registrado como morte suspeita pela Delegacia Seccional de Bauru.

O falecimento de Sérgio Roberto Alonso representou uma grande perda para o cenário jurídico e para a aviação, deixando um legado de contribuições para jurisprudências nos tribunais e mudanças na legislação do setor. A morte do advogado gera um sentimento de luto e consternação entre seus colegas, familiares e admiradores. Sua expertise e dedicação à área do direito aeronáutico deixam um vazio irreparável no meio jurídico e na aviação nacional e internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo