Repórter São Paulo – SP – Brasil

Museu do Ipiranga promove ação contra a fome

O Museu do Ipiranga, em parceria com o programa Sesc Mesa Brasil, está promovendo a segunda edição do Ação Contra a Fome, uma iniciativa que incentiva os visitantes do museu a doar alimentos no posto de arrecadação no local. A ação teve início no dia 3 de janeiro, e os visitantes devem levar os alimentos nos dias de acesso gratuito ao museu, que acontece às quartas-feiras dos meses de janeiro e fevereiro. A distribuição dos ingressos gratuitos é feita a partir das 10h, mediante disponibilidade e por ordem de chegada, sem agendamento.

Em 2023, a iniciativa arrecadou cerca de 95 toneladas de alimentos, que serão entregues às instituições sociais de São Paulo cadastradas e beneficiadas pelo programa Sesc Mesa Brasil. Entre as instituições atendidas estão centros para crianças e adolescentes, unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua e instituições de convivência para idosos.

O Museu do Ipiranga também oferece exposições permanentes que abordam a história da sociedade brasileira e os vários processos históricos ligados à sua formação. As exposições são divididas em dois eixos. O primeiro apresenta seis mostras sobre a sociedade brasileira, e o segundo é dedicado aos bastidores do museu.

Além disso, o acesso ao museu é gratuito para todos os públicos às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo e da Independência. Para visitar o museu em outros dias, o ingresso custa R$ 30 (inteira) e pode ser adquirido online ou na bilheteria, a partir das 9h.

Para aqueles que não podem ir presencialmente ao Museu do Ipiranga, é possível visitá-lo virtualmente por meio de uma plataforma online que disponibiliza o acervo do museu, composto por cerca de 30 mil itens, incluindo pinturas, fotografias, cartazes e objetos tridimensionais.

A iniciativa Ação Contra a Fome é uma oportunidade para os visitantes do Museu do Ipiranga contribuírem para a comunidade por meio de doações, além de aproveitarem as exposições e o rico acervo do museu. O programa Sesc Mesa Brasil e o Museu do Ipiranga esperam que a iniciativa deste ano tenha tanto sucesso quanto a edição anterior, demonstrando o poder transformador da solidariedade.

Sair da versão mobile