Repórter São Paulo – SP – Brasil

CPTM E EMTU promovem ações de incentivo à leitura no transporte público em São Paulo durante o Dia do Livro.

Empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) têm como objetivo estimular a leitura dos passageiros durante o percurso nos trens e ônibus. No Dia do Livro (07/01), a CPTM e a EMTU reforçam as ações permanentes nas estações e terminais, com o intuito de conscientizar os passageiros sobre a importância da leitura para estimular a criatividade, contribuir com o crescimento do vocabulário, melhora na escrita e proporcionar conhecimento em diversos assuntos.

A CPTM realiza, ao longo dos últimos 17 anos, ações que incentivam o passageiro à leitura durante a jornada de trens. No decorrer desse período, parcerias com diversas bibliotecas e instituições foram estabelecidas. Nos anos de incentivo à leitura e o compartilhamento de livros, foram doados mais de 300 mil exemplares, com uma média de quase 1.5 mil livros por mês.

O Projeto Livro Livre da CPTM consiste em 17 gelotecas e oito estantes espalhadas pelas estações das cinco linhas. O objetivo dessas dinâmicas é promover a leitura através de atitudes tipo “bookcrossing”, que significa a troca de livros entre pessoas.

As estações que possuem gelotecas e estantes de livros são Água Branca, Palmeiras-Barra Funda, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jundiaí, Luz, Ferraz de Vasconcelos, Antônio Giannetti Neto, Guaianases, Dom Bosco, Jardim Romano, Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos. As estantes estão presentes em Pirituba, Ipiranga, Ribeirão Pires, Dom Bosco, Mogi das Cruzes, Estudantes, Tatuapé e Guarulhos-CECAP.

Por sua vez, a EMTU possui o Projeto Gira Livro, que estimula a doação e oferta gratuita de livros para os passageiros nos terminais metropolitanos e estações do VLT. Nos seis anos da iniciativa, a empresa já doou mais de 25 mil livros. As estações e terminais metropolitanos que possuem as estantes são São Bernardo, São Mateus e Cecap, além das estações do VLT Ana Costa e Bernardino de Campos (Santos), José Monteiro e Barreiros (São Vicente).

Além das ações permanentes, periodicamente as empresas vinculadas à STM recebem em suas estações e terminais bibliotecas itinerantes e feiras de livros e profissões.

Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp, no aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, nas ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana.

Sair da versão mobile