Quinta-feira marca o 5º dia de buscas por helicóptero desaparecido em São Paulo e Litoral Norte

A busca pelo helicóptero Robinson R44, que desapareceu no último domingo (31) quando realizava o trajeto de São Paulo a Ilhabela, no litoral norte, entra no seu quinto dia nesta quinta-feira (5). A aeronave transportava quatro pessoas: o empresário Raphael Torres, a vendedora de roupas Luciana Marley Rodzewics Santos e sua filha, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, e o piloto Cassiano Tete Teodoro.

Até o momento, já foram 27 horas de voo, e a área total de buscas é de 5.000 quilômetros quadrados, de acordo com informações da FAB (Força Aérea Brasileira). Contudo, mesmo após cinco dias de procura intensa, ainda não há sinais da localização do helicóptero ou do ponto do desaparecimento.

As buscas estão sendo realizadas entre os municípios de Salesópolis, Natividade da Serra e Caraguatatuba, na Serra do Mar, segundo informações da Defesa Civil. No entanto, as buscas têm sido dificultadas pelas condições climáticas. Imagens de satélite e radares meteorológicos mostram bastante nebulosidade nas áreas de serra do Vale do Paraíba, o que dificulta voos baixos de pequenas aeronaves.

A aeronave SC-105 Amazonas, do 2°/10° GAV (Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação) – Esquadrão Pelicano, decola de São José dos Campos por conta da proximidade com as áreas de busca, facilitando o trabalho de procura na Serra do Mar. A bordo da aeronave estão 15 tripulantes especializados, e o avião conta com um radar capaz de realizar buscas na terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros.

Além disso, o avião possui um sistema de comunicação via satélite que permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento, mesmo em voos a baixa altura. Também conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho, o que possibilita a detecção pelo calor, facilitando a localização de objetos encobertos pela vegetação.

O Corpo de Bombeiros afirmou estar pronto para realizar buscas por terra, mas ressaltou que só iniciará a investida por solo quando receber coordenadas precisas sobre a possível localização da aeronave. O helicóptero desapareceu após enfrentar forte neblina no trecho entre São Paulo e Ilhabela, tornando a visibilidade nula para sobrevoar a Serra do Mar e levando à necessidade de um pouso de emergência em uma área de mata.

Até o momento, as autoridades seguem empenhadas na busca pelo helicóptero e suas quatro ocupantes, mantendo as operações aéreas e terrestres para tentar localizar a aeronave desaparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo