Professores concluem curso de Pedagogia Intercultural Indígena para atuar em escolas nas aldeias Tremembé, no Ceará.

Na última terça-feira, sessenta e seis educadores concluíram o curso Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé, oferecido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará. Com a conclusão do curso, esses profissionais estão prontos para atuar em nove escolas localizadas nas aldeias Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú.

O curso, fruto de uma parceria entre o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), busca fortalecer temas como a demarcação de terras, além de oferecer uma proposta de educação diferenciada. Além disso, conta com o apoio do Conselho Indígena Tremembé de Almofala, das secretarias de Educação do Ceará e de Itarema, e da Igreja Metodista do Brasil.

A Capes, em nota, ressaltou a importância da formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, para o fortalecimento dos saberes tradicionais e a valorização dos profissionais que estão em sala de aula. A instituição destacou que a parceria entre diferentes entidades tem contribuído significativamente para a promoção de uma educação mais inclusiva e alinhada às especificidades culturais das comunidades indígenas.

Cuiambá, que dá nome ao curso, é um suporte feito da cuia da cabaça, no qual os Tremembé consomem o mocororó, bebida ritual feita do caju. Essa referência reforça a abordagem intercultural do curso, que busca trazer elementos da cultura indígena para a formação dos professores, permitindo que possam atuar de forma mais efetiva e sensível junto às comunidades Tremembé.

Com a conclusão deste curso, espera-se que a educação nas aldeias Tremembé seja fortalecida e que os educadores formados possam contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento acadêmico e cultural dessas comunidades. A formação destes profissionais representa um importante passo rumo a uma educação mais inclusiva e alinhada com a diversidade cultural do país.

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