Fapesp lança edital para criação de centros de excelência em pesquisa em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está com inscrições abertas para o Programa dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) até o dia 29 de janeiro. O objetivo é apoiar, a longo prazo, centros de pesquisa de excelência no Estado de São Paulo, em qualquer área do conhecimento.

Neste novo ciclo, os centros são voltados para a grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. As pré-propostas selecionadas deverão ser reapresentadas de forma completa até 19 de julho. Os Cepids têm como missão desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento, fundamental ou aplicada, com impacto comercial e social relevantes, contribuir para a inovação por meio de transferência de tecnologia e oferecer atividades educacionais e de difusão do conhecimento a professores e estudantes do ensino fundamental e médio, bem como ao público em geral.

O diretor científico da Fapesp, Marcio de Castro Silva Filho, destaca a importância e o impacto desse programa de longo prazo: “Trata-se de uma das mais importantes iniciativas da Fapesp em programas de excelência com um financiamento de longo prazo. Nesse sentido, abre-se a possibilidade de ousar e fazer contribuições disruptivas”.

Desde o seu lançamento em 1998, o programa já aprovou propostas para a criação de dez centros. Com o segundo edital, o número subiu para 17 Cepids. Agora, a previsão é que sejam constituídos 18 centros entre 2021 e 2026, em seis ciclos de apresentação de propostas, divididos por área de conhecimento.

Cada Cepid contará com até R$ 8 milhões anuais nos primeiros cinco anos, totalizando até R$ 40 milhões no período. A chamada para novos centros de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias está disponível no site da Fapesp.

A expectativa é que esses centros de pesquisa resultem em avanços significativos nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de São Paulo. Aqueles interessados em participar do programa têm até o dia 29 de janeiro para enviar suas pré-propostas.

Com isso, a Fapesp reforça seu compromisso com o fomento à pesquisa de excelência, estimulando a inovação e contribuindo para a formação de pesquisadores e a transferência de tecnologia para a sociedade. Este é mais um passo importante para consolidar São Paulo como um polo de excelência em pesquisa e desenvolvimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo