Explosão em condomínio de Porto Alegre deixa oito feridos e afeta estrutura de prédio na zona norte

Na madrugada desta quinta-feira (4), uma forte explosão atingiu um prédio em um condomínio na zona norte de Porto Alegre, deixando oito pessoas feridas, sendo dois bombeiros e seis moradores. O incidente ocorreu por volta da meia-noite, quando os bombeiros atendiam a uma ocorrência de cheiro de gás no local. Segundo o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, os bombeiros tiveram ferimentos leves, um deles com queimaduras no rosto, enquanto os moradores foram hospitalizados, sendo que dois tiveram queimaduras graves e estão na UTI.

O condomínio, localizado no bairro Rubem Berta, possui 22 torres e mais de 400 apartamentos, porém nem todos estão ocupados. De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, três andares do prédio atingido pela explosão tiveram danos estruturais e duas torres ainda correm risco de desabamento. Como medida de segurança, todo o condomínio foi evacuado e as famílias foram orientadas a buscar abrigo com parentes, além do local ter sido isolado desde a madrugada.

Relatos de moradores apontam que condôminos da torre 10 perceberam um forte cheiro de gás vindo de um dos apartamentos e acionaram tanto os bombeiros quanto a portaria. O condomínio era abastecido por GLP (gás liquefeito de petróleo) encanado, e a válvula que abastece os imóveis foi fechada quando o cheiro foi relatado. Os bombeiros já haviam retirado os moradores do apartamento de onde foi relatado o cheiro e estavam no andar de baixo quando a explosão aconteceu.

Por sorte, não houve mais feridos, uma vez que os moradores já haviam deixado os apartamentos desde o relato de vazamento, antes da chegada dos bombeiros. Quatro veículos do Corpo de Bombeiros foram utilizados para combater as chamas, e pela manhã, os moradores das torres mais distantes puderam acessar os apartamentos para retirar pertences, mas o local segue interditado. Além disso, uma perícia será realizada para averiguar as causas do vazamento e da explosão.

O incidente da madrugada demonstra a importância de medidas preventivas e da rápida atuação do Corpo de Bombeiros diante de casos de vazamento de gás, além de levantar questões sobre a segurança estrutural dos prédios atingidos. A comunidade local aguarda por respostas e soluções para garantir a segurança dos moradores e evitar incidentes semelhantes no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo