Acidentes de helicópteros no Brasil: Principais motivos e dados estatísticos mostram a gravidade da situação aeroviária do país.

Um estudo recente feito pelo Cenipa, órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), revelou quais são os principais motivos para acidentes envolvendo helicópteros no Brasil. Os dados apontaram que quase metade (47,7%) dos acidentes registrados entre 2013 e 2023 estão ligados ao desempenho técnico do ser humano.

Dentre os fatores que contribuem para os acidentes, estão o julgamento de pilotagem, aplicação de comandos, planejamento de voo, supervisão gerencial, indisciplina de voo, e a manutenção da aeronave. Além disso, aspectos psicológicos (31%) e aqueles relacionados ao ambiente operacional (9%) também impactam significativamente na ocorrência de acidentes.

No que diz respeito aos aspectos psicológicos, estão incluídos fatores como processo decisório, atitude, capacitação e treinamento, percepção e processos organizacionais. Já os relacionados ao ambiente operacional envolvem condições meteorológicas adversas e a presença de aves.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, entre 2013 e 2023, foram registrados 191 acidentes com helicópteros, totalizando pouco mais de um em cada dez acidentes aeronáuticos no país. Além disso, um helicóptero e as quatro pessoas que viajavam nele com destino a Ilhabela (SP) estão desaparecidos desde o domingo (31/12).

As autoridades informaram que as buscas estão em andamento, porém, até o momento não há informações sobre o grupo ou a aeronave. Apesar disso, não há evidências de que a aeronave tenha caído. Segundo a imprensa brasileira, uma das passageiras enviou um vídeo para o namorado antes do desaparecimento, mencionando “tempo ruim” durante o voo.

Esses dados são preocupantes e destacam a importância de investir em medidas de prevenção e segurança no setor de aviação. A análise dessas informações é essencial para a criação de políticas públicas voltadas para a redução de acidentes aéreos e a proteção dos passageiros e tripulantes. A segurança das operações aéreas é um elemento fundamental para manter a confiança do público no transporte aéreo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo