Abandono escolar cresce entre os jovens no Brasil, mas educação a distância oferece solução flexível e prática para conciliar estudos e trabalho.

Segundo o último relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022, mais de 40% da população de 15 a 29 anos já abandonou os estudos devido à necessidade de trabalho. Os números preocupantes revelam a dificuldade enfrentada por muitos jovens brasileiros em conciliar educação e trabalho, levando ao abandono escolar.

Diante desse cenário, o estudo a distância surge como uma solução flexível e prática para os estudantes que precisam conciliar os estudos com uma rotina profissional. Nesse sentido, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) lançará a Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de ensino a distância (EAD). Esta iniciativa visa atender o Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano), oferecendo uma oportunidade para aqueles que precisam retomar os estudos ou para aqueles que procuram se qualificar profissionalmente.

Além disso, uma grande novidade para 2024 é a EJA Profissionalizante, que oferecerá uma certificação profissional aos alunos que completarem o programa. Com essa iniciativa, o Sesi-SP busca não apenas promover a educação básica, mas também oferecer oportunidades de qualificação profissional para a população. A modalidade EAD permitirá que os alunos acessem 80% do conteúdo de forma virtual, reduzindo custos e proporcionando a flexibilidade de estudar de qualquer lugar com conexão à internet. Os 20% restantes serão oferecidos em encontros presenciais, nas escolas do Sesi-SP e Senai-SP no estado.

A supervisora educacional do Sesi-SP, Rita Figueiredo, destaca que a modalidade EAD proporciona uma oportunidade valiosa para os estudantes, permitindo que o aprendizado ocorra no ritmo do aluno, de forma flexível e adaptada à sua própria rotina. A educação a distância não apenas facilita o acesso à educação, mas também possibilita que os estudantes conciliem seus estudos com suas responsabilidades diárias, sejam elas profissionais ou familiares.

Além disso, a EJA EAD também traz diversas vantagens para os estudantes, como a redução de custos, acesso a partir de qualquer local, autonomia no aprendizado, atualização profissional e suporte técnico e tutoria. As inscrições para os programas estão abertas, e as aulas terão início em março. Ambas as iniciativas são gratuitas e representam uma oportunidade significativa para aqueles que buscam retomar seus estudos ou se qualificar profissionalmente.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site do Sesi-SP. Acredita-se que, por meio da educação, é possível proporcionar uma transformação social e construir um futuro melhor para toda a população. A iniciativa do Sesi-SP representa um passo importante nesse sentido, oferecendo oportunidades de educação e qualificação profissional para aqueles que mais precisam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo