A pedagogia da alternância é uma proposta educacional que visa proporcionar uma formação integral aos estudantes, organizando os conteúdos curriculares, método e períodos de forma apropriada para atender às suas reais necessidades e adequados à sua realidade. Essa metodologia contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, estimula a permanência no campo, promove a troca de conhecimento entre gerações e auxilia no desenvolvimento agrário do município onde a escola está localizada.
Segundo a Secretaria de Educação de Mato Grosso, a pedagogia da alternância promove a ação conjunta de formação, integrando a escola, a família e a comunidade. Ela define a organização do período de estudo, dividindo o tempo dispendido na escola, onde os estudantes têm aulas práticas e teóricas e realizam o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na escola e junto à família, e o tempo dispendido na comunidade, durante o qual são realizadas atividades de pesquisa planejadas para a aplicação da teoria aprendida na escola, de acordo com a realidade do meio em que vivem os alunos.
Um aspecto peculiar da pedagogia da alternância é que o calendário é instituído de acordo com as fases do ciclo agrícola e as condições climáticas, permitindo sua adequação à realidade da região em que estão inseridos os estudantes e possibilitando a diminuição das ausências. Isso também facilita a sistematização do transporte escolar, com o atendimento dos grupos de estudantes compostos de acordo com a proximidade das comunidades de onde são procedentes.
Assim, a promulgação da Lei 14.767/2023 representa um avanço significativo na educação rural, buscando proporcionar uma formação mais adequada e integral para os estudantes que vivem no campo, contribuindo para a promoção do desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.