Governo de São Paulo amplia opções de pagamento por PIX para serviços de trânsito e tributos, beneficiando cidadãos e desburocratizando processos.

O Governo do Estado de São Paulo implementou uma importante medida para facilitar o pagamento de tributos por parte dos cidadãos. A partir desta quarta-feira (3), a quitação de débitos referentes ao licenciamento antecipado e à transferência de veículos usados, bem como multas de trânsito, poderá ser realizada por meio do PIX. Essa opção é uma forma de agilizar o processo de pagamento e tornar mais simples a relação dos contribuintes com a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz).

A iniciativa de ampliar o uso do PIX para outros tributos, além do IPVA, foi destacada como um avanço significativo pelo governo. Segundo Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento, a medida representa um esforço para simplificar a relação com os cidadãos e desburocratizar os serviços públicos, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade em São Paulo. A inclusão de novos pagamentos por PIX também foi ressaltada como uma importante vantagem, uma vez que amplia a rede arrecadadora para todas as instituições financeiras participantes do PIX, que chegam a cerca de 800.

Além disso, o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, destacou a importância dessa iniciativa para atender às demandas dos cidadãos, garantindo serviços rápidos, seguros e transparentes. A implementação do PIX como meio de pagamento foi apontada como mais um passo na direção de facilitar a vida e assegurar um trânsito de qualidade aos paulistas.

Para utilizar o PIX como forma de pagamento dos serviços disponíveis, os contribuintes devem acessar o sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento, efetuar o login, selecionar o serviço desejado e gerar um QR Code. Em seguida, basta utilizar o aplicativo do banco ou instituição de pagamento para ler o QR Code e efetuar o pagamento. No entanto, é importante ressaltar que o QR Code gerado tem validade de 15 minutos, e é fundamental verificar se o destinatário do QR Code está correto para evitar fraudes.

A implementação do PIX como forma de pagamento é fruto de um trabalho conjunto da Sefaz-SP, da Secretaria de Gestão e Governo Digital, do Detran-SP, da Prodesp e do Banco do Brasil. Com essa medida, o governo busca garantir maior comodidade e agilidade no processo de pagamento de tributos, contribuindo para a modernização e a melhoria dos serviços públicos em São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo