A expectativa é de que a operação, que se estenderá até o dia 19 de fevereiro, agilize as travessias e reduza o tempo de espera. Este ano, são previstos 20,9 milhões de usuários, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Em comparação com o movimento pré-pandemia, em 2019, a movimentação anual foi de 21,8 milhões de passageiros.
O sistema de travessias conta com oito trajetos no litoral paulista, atendendo às demandas de diversas regiões. Além do reforço da frota, a Semil adotou outras medidas para agilizar as operações, como o embarque e desembarque simultâneos e a manutenção noturna dos equipamentos. A operação “Bate-Volta Vazia” também faz parte das estratégias, permitindo que as embarcações voltem vazias para a margem de maior demanda.
Outras ações visam à melhoria contínua do sistema. A Secretaria realizou a reforma de cinco balsas, com um investimento total de R$ 34,6 milhões. Além disso, medidas como a aquisição de 16 reversores, quatro sistemas de comando e oito manetes para a modernização da frota foram tomadas.
As novas regras para caminhões na Travessia São Sebastião – Ilhabela já apresentam resultados positivos. Desde outubro, houve uma redução de 49% no volume de caminhões de quatro eixos ou mais transportados nos horários de maior movimento. Já os caminhões de três eixos tiveram um aumento de 76% no volume de veículos durante a madrugada.
Para o próximo ano, a Semil planeja investir R$ 243 milhões em reforma de embarcações, modernização de terminais e aquisição de 50 motores para melhoria operacional. Além disso, está em estudo o projeto de estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para implantação e operação do sistema, com previsão de realização do leilão em 2025.
Com todas essas ações e investimentos planejados, a expectativa é de que as travessias litorâneas em São Paulo tenham um funcionamento otimizado e eficiente, garantindo a qualidade e segurança no transporte de passageiros e veículos.