Cozinha Criativa de Diadema forma 411 moradores em cursos de culinária e geração de renda, voltados para a economia solidária.

O Projeto Cozinha Criativa de Diadema encerrou o ano de 2023 com a certificação de 411 moradores da cidade. As capacitações são voltadas para a área alimentar e têm como objetivo a geração de renda para desempregados e aqueles que buscam uma nova qualificação profissional. Os cursos oferecidos são gratuitos e incluem “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária” e “Aperfeiçoamento em Culinária e Gestão em Empreendimentos”.

Durante os estudos, os alunos também aprendem sobre economia solidária e empreendedorismo, visando participar de iniciativas solidárias ou ações individuais que promovam renda. Além disso, o projeto também oferece oficinas rápidas muito procuradas pela população de Diadema, como Panetone, Biscoitos e Pães Caseiros, Culinária Italiana, Esfiha e Pizza, e a oficina Taioba na Mesa, que aborda a origem da planta e suas propriedades nutritivas, assim como Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs.

Os participantes do Cozinha Criativa expressaram satisfação com as formações. A moradora do Centro de Diadema, Idalina Rodrigues do Monte, revelou: “Aprendi muito com o curso Culinária Básica e vou fazer o de Aperfeiçoamento em Culinária. Quero produzir mamitex para aumentar minha renda e com as técnicas que foram passadas, sobre manipulação e higienização dos alimentos, vai ser mais fácil fazer os almoços”. Aline Aparecida Pereira da Rocha, outra participante, afirmou que o aprendizado irá ajudá-la na gestão de seu negócio de salgados por encomenda.

A nutricionista e coordenadora técnica do Projeto, Fernanda Barbirato Augusto, ressaltou a importância dos cursos, afirmando que eles “abrem novas perspectivas para quem participa, principalmente, para quem trabalha em casa, porque possibilitam geração de renda” e “agregam conhecimentos sobre a cultura alimentar, a alimentação saudável, as boas práticas”.

Desde que foi criado, em 18 de junho de 2021, o Cozinha Criativa já formou 666 pessoas. O secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, expressou sua satisfação com os resultados do projeto, destacando que “muitas pessoas estão conseguindo aumentar suas rendas aplicando o que aprenderam nas formações”. Em 2021 foram entregues 121 certificados, em 2022, mais 134 e, em 2023, um grupo de 411 moradores concluiu as formações. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Alimentar, a Fundação Florestan Fernandes e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A iniciativa tem sido bem-sucedida em oferecer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional à população de Diadema, contribuindo positivamente para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo