Prefeitura de São Paulo realizou mais de 56 mil atendimentos a mulheres vítimas de violência em 2023, aponta levantamento da secretaria.

A Prefeitura de São Paulo divulgou que realizou um total de 56.232 atendimentos a mulheres vítimas de violência entre janeiro e outubro deste ano na capital paulista. Esse número corresponde a uma média de 185 assistências prestadas por dia. A maior parte desses atendimentos, mais de 23 mil, foi feita na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro do Cambuci, seguida pelo Centro de Referência Casa da Mulher Maria de Lourdes Rodrigues, no Capão Redondo, que realizou 4.755 atendimentos. Além disso, o Ônibus Lilás e os três postos avançados somaram 4.123 atendimentos.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania foi responsável por realizar esse levantamento, que de acordo com a chefe da pasta, Soninha Francine, houve uma mudança na forma de contabilizar a quantidade de mulheres que buscam os serviços. Antes, as mulheres que preferiam manter o anonimato não eram contabilizadas nos registros dos atendimentos, o que mudou recentemente.

Francine destacou que mais mulheres estão buscando os serviços da pasta, além de menos casos em que a vítima realiza um primeiro atendimento e nunca mais retorna. Ela ainda ressaltou que houve uma mudança no comportamento das mulheres, que agora buscam ajuda antes que a situação de violência atinja estágios avançados.

Outro destaque nas ações da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é o pagamento mensal de um auxílio-aluguel de R$ 400 para 1.441 vítimas de violência doméstica, visando dar autonomia à mulher, permitindo-lhes escolher onde morar e continuar trabalhando.

Para o próximo ano, está prevista a abertura de dois novos pontos de atendimento, além da inauguração de um centro para atender familiares de pessoas desaparecidas.

Além das ações relacionadas à violência contra a mulher, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, celebrou a passagem de ano na festa de Réveillon da avenida Paulista, na capital, no domingo (31). A festa contou com a apresentação da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó e foi organizada pela gestão municipal. Essa celebração marcou a virada do ano na capital paulista.

Com informações de Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo