A série histórica dos dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que começa em 1961, mostra que a estação do Mirante de Santana é referência para a meteorologia no estado e funciona desde 1945. Além disso, outros dois dias do mês de dezembro também se destacaram como sendo alguns dos mais quentes da história da capital paulista, com valores de 34,6°C e 34,5°C registrados nos dias 3 e 7, respectivamente.
Historicamente, o recorde de temperatura mais alta registrada no Mirante de Santana é de outubro de 2014, com 37,8°C. A combinação do aquecimento global com a ocorrência do El Niño resultou em 2023 sendo considerado o ano mais quente dos últimos 125 mil anos.
Dados do observatório europeu Copernicus apontam que as três primeiras semanas do mês tiveram temperaturas cerca de 1°C acima da média histórica para o período. Esse fenômeno acontece após um ano marcado por altas temperaturas, onde todos os meses, de junho a novembro, bateram recordes de calor, com destaque para julho, que foi o mês mais quente da história recente da Terra.
No acumulado dos primeiros 11 meses de 2023, a temperatura média global foi a mais alta já registrada, 1,46°C acima da média pré-industrial. No Brasil, o dia mais quente do ano em São Paulo foi 13 de novembro, quando os termômetros marcaram 37,7°C, durante a oitava onda de calor registrada em 2023. As altas temperaturas em São Paulo e no país refletem o cenário de mudanças climáticas e exigem atenção e ações para mitigar seus impactos.