Rússia convoca reunião de emergência na ONU após ataque da Ucrânia perto da fronteira, deixando 14 mortos em Belgorod.

Rússia pede reunião do Conselho de Segurança da ONU após ataques da Ucrânia

No último sábado, 30, a Rússia fez um pedido para que o Conselho de Segurança da ONU se reúna, depois que ataques da Ucrânia deixaram pelo menos 14 mortos na cidade de Belgorod, perto da fronteira entre os dois países.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa, Maria Zakharova, acusou a Grã-Bretanha e os Estados Unidos de encorajarem Kiev a realizar o que ela descreveu como um “ataque terrorista”. Ela ainda culpou os países da União Europeia que forneceram armas à Ucrânia.

“O silêncio em resposta à barbárie desenfreada dos ucranianos e dos seus cúmplices das democracias civilizadas será semelhante à cumplicidade nos seus atos sangrentos”, afirmou o ministério em um comunicado.

A situação também foi descrita pelo governador da região Vyacheslav Gladkov como a pior que a cidade enfrentou desde que Moscou iniciou a invasão em grande escala na Ucrânia, há quase dois anos.

A tensão entre Rússia e Ucrânia é um tema recorrente nas relações geopolíticas internacionais, e os recentes ataques só intensificam a preocupação em relação à escalada do conflito entre os dois países.

Além disso, a situação levanta questionamentos sobre a atuação da comunidade internacional e a necessidade de intervenção para a resolução pacífica do conflito. A possibilidade de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU demonstra a gravidade da situação e a importância de encontrar soluções diplomáticas para evitar mais derramamento de sangue e violência na região.

Nesse sentido, a atuação do Conselho de Segurança, órgão responsável por garantir a paz e a segurança internacionais, assume um papel crucial na busca por uma resolução pacífica e duradoura para o conflito entre Rússia e Ucrânia. A comunidade internacional aguarda ansiosamente por medidas concretas que possam evitar novas tragédias e promover a estabilidade na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo