Disputa acirrada pelo comando do Paço Municipal de Mauá se intensifica com a busca por novos apoiadores e acordos políticos

A corrida pré-eleitoral em Mauá esteve no centro das atenções políticas ao longo de 2023, com grupos políticos buscando garantir apoio com antecedência para as eleições de outubro. A cidade viu quatro nomes se destacarem na disputa pelo comando do Paço, com o atual prefeito Marcelo Oliveira (PT) liderando as ações em busca de apoio.

Oliveira teve um ano agitado, sendo eleito presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e se tornando um dos principais articuladores junto ao Governo Federal. Ele conseguiu valores junto ao Ministério da Saúde para o custeio de equipamentos e a construção de uma quinta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jardim Santa Lídia. Além disso, o prefeito ainda busca apoio do Governo do Estado para custear o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, que atende não apenas os moradores de Mauá, mas também de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Entretanto, a situação do Nardini continua sendo a principal prioridade, especialmente para o deputado estadual Atila Jacomussi (Solidariedade), que tem feito críticas à atual gestão e busca uma aproximação com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) em busca de custeio para o hospital. Além disso, Jacomussi deve deixar o Solidariedade durante a janela eleitoral, com rumores de uma aproximação com o Republicano.

Para evitar a polarização na cidade, uma “terceira via” foi anunciada, reunindo Juiz João (PSD), José Roberto Lourencini (PSDB) e Clovis Volpi (PSD). Inicialmente, Volpi era considerado favorito para assumir a pré-candidatura pelo grupo, mas acabou perdendo o comando do PL, seu antigo partido, e aceitou o convite para se filiar ao PSD. Com isso, Volpi anunciou apoio ao nome de João, que foi candidato a prefeito em 2020.

Por fim, o PL de Mauá passou para as mãos do vereador Sargento Simões, defensor das ações bolsonaristas, buscando aproveitar um cenário entre os eleitores antipetistas para emplacar seu nome, inclusive com apoio do clã Bolsonaro na disputa.

A disputa pelo comando do Paço em Mauá segue aumentando na cidade, com os pré-candidatos intensificando suas ações para garantir apoio popular, servindo como um prelúdio do que pode ser uma das mais acirradas eleições municipais do ABC Paulista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo