Para o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, esse resultado indica um bom desempenho econômico ao longo do ano na cidade. Ele ressalta que o Rio manteve-se aquecido economicamente ao longo do ano, com eventos como o carnaval, o Web Summit e shows internacionais impulsionando o consumo de serviços e atraindo turistas nacionais e internacionais.
Segundo Chicão Bulhões, serão 12 palcos distribuídos em 11 pontos da cidade durante a festa da virada, com a expectativa de mais de 4 milhões de participantes, sendo 2 milhões somente nas areias da Praia de Copacabana.
O estudo “Réveillon em Dados” foi realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Instituto Fundação João Goulart e a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur). O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destacou que a cidade está recuperando sua credibilidade como sede de grandes eventos, com um calendário já repleto para o ano de 2024. Ele enfatizou a vocação natural do Rio de Janeiro para o turismo e eventos de grande porte.
Em relação à festa de réveillon passada, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas participem de festas e eventos privados, com a venda estimada de R$ 20 milhões em ingressos. No total, serão realizados 38 eventos privados, sendo 42% na zona sul e 42% na Barra da Tijuca.
O estudo revelou que a aprovação dos participantes em relação à festa da virada é alta, com 98% dos turistas estrangeiros, 89% dos turistas nacionais e 88% dos cariocas e moradores da região metropolitana do Rio dando notas acima de 8 para a virada de 2022 para 2023 em Copacabana. A maioria do público presente na Praia de Copacabana é composta por cariocas e moradores da região metropolitana, turistas nacionais e estrangeiros.
O réveillon de 2024 promete movimentar a economia e atrair multidões, consolidando o Rio de Janeiro como um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. Com a retomada da credibilidade em sediar grandes eventos, a cidade carioca se mostra pronta para receber um grande volume de turistas e promover uma festa inesquecível para receber o novo ano.