Falência da Pan: Leilão de marcas famosas de cigarros e moedas de chocolate é marcado para janeiro, com lance inicial de R$ 27 milhões

A Justiça paulista definiu para o dia 29 de janeiro o início do leilão das marcas da empresa Pan (Produtos Alimentícios Nacionais), conhecida por comercializar os famosos “cigarrinhos de chocolate” e as “moedinhas de chocolate”. Fundada em 1935 em São Caetano do Sul (SP), a empresa acumula dívidas que ultrapassam R$ 240 milhões, o que resultou na decretação de sua falência no início deste ano. O leilão das marcas tem o objetivo de arrecadar fundos para quitar as dívidas com os credores.

A empresa teve parte de seu patrimônio vendido em outubro, quando a fábrica foi adquirida pela Cacau Show por R$ 70 milhões. Agora, o leilão das marcas registradas pela empresa no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) promete movimentar o mercado, com um laudo pericial estimando o valor das marcas em R$ 27,8 milhões.

A Positivo Leilões será responsável por conduzir o leilão, que envolve marcas de grande relevância no mercado de chocolates. A Pan foi fundada por Aldo Aliberti e seu cunhado Oswaldo Falchero, que começaram a se destacar em 1937 com uma linha de bombons em formatos variados.

No entanto, foi em 1952 que a Pan lançou seu produto mais famoso, os “Cigarrinhos de Chocolate”, que inicialmente tinham o intuito de permitir que as crianças imitassem o hábito de fumar dos adultos, considerado elegante na época. A embalagem, que se assemelhava a um maço de cigarros, apresentava a imagem de um garoto segurando o doce como se estivesse fumando.

Diante das mudanças no cenário social e de saúde relacionadas ao fumo, a empresa precisou se adaptar, mudando o nome do produto para “Rolinhos de Chocolate” e alterando a imagem da embalagem. No entanto, mesmo com as adaptações, a Pan enfrentou dificuldades financeiras, entrando com pedido de recuperação judicial em dezembro de 2020.

Apesar dos esforços para se reerguer, a empresa não conseguiu superar suas dívidas e acabou falindo em 2023. Agora, o leilão das marcas representa uma oportunidade para que a empresa possa honrar seus compromissos pendentes e os credores possam recuperar parte do valor devido. O futuro das marcas da Pan está nas mãos dos interessados em participar do leilão, que deve movimentar o mercado de alimentos e chocolates nos próximos dias.

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