A jornada singular de Maria Ignez Whitaker: uma homenagem à vida e ao amor em suas múltiplas facetas.

A vida de Maria Ignez Whitaker, que nos deixou no dia 3 de dezembro aos 85 anos, foi repleta de aventuras e sabedoria, transcendeu as fronteiras do ordinário. Conhecida como Ignez, ela recusava títulos e afirmava que “a gente precisa aprender a amar”. Filha de Mary Mauger e Firmino Whitaker, e neta de José Maria Whitaker, ministro da Fazenda durante as presidências de Getúlio Vargas e Café Filho, Ignez sempre esteve à frente de seu tempo.

Durante sua juventude, ao lado da irmã Carolina, liderou o movimentado bar Othero & González, no bairro do Bixiga, em São Paulo, que se tornou ponto de encontro de jornalistas, músicos e intelectuais. Mais tarde, fundou a perfumaria LIM & Cia. com Lili Guimarães e Marília Rocha, amigas que conheceu durante a faculdade de fonoaudiologia. Sua jornada incluiu participações como modelo para estilistas, fotógrafos e até mesmo em campanhas publicitárias.

Ignez foi casada com o lendário caçador Jorge Alves de Lima Filho, com quem teve cinco filhos, e anos depois com o publicitário e jornalista Murilo Felisberto. Viver em Nova York por quase 20 anos foi outro marco em sua vida, onde foi pioneira ao estabelecer seu antiquário avant-garde, Elizabeth 260, no Lower East Side.

Com passos rápidos, ela desbravou a cidade de Nova York, fez muitos amigos e teve diversos clientes famosos, como os atores Jake e Maggie Gyllenhaal, e o pintor e cineasta Julian Schnabel. Apesar de sua volta ao Brasil em 2009, Nova York continuava pulsando em seu coração, e ela sempre que possível visitava a cidade para encontrar seus filhos, netos e amigos.

Seu último ato se deu em seu apartamento em São Paulo, decorrente de um problema cardíaco que debilitou sua saúde. Ela deixa para trás os filhos Jorge, Antônio Manoel, Nina, Alfredo e Memeia, nove netos, uma bisneta e inúmeras memórias.

Para a filha Ana Carolina (Nina) Alves de Lima, Ignez era “divertida, curiosa, desbravadora. A verdadeira excêntrica”.Maria Ignez Whitaker será lembrada não apenas como uma mulher à frente de seu tempo, mas também como alguém que ensinou a importância de amar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo