Região do ABC tem saldo positivo na geração de empregos em novembro, com destaque para São Bernardo

Segundo dados divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho, a região do ABC Paulista apresentou um saldo positivo na geração de empregos no mês de novembro, com a criação de mais de 4 mil novas vagas. No acumulado do ano, o ABC contabiliza um resultado ainda mais satisfatório: mais de 27 mil novos postos de emprego na região.

No mês de novembro, as cidades que mais se destacaram na geração de empregos foram São Bernardo e Santo André. São Bernardo contabilizou um saldo de 2.470 vagas, enquanto Santo André aparece com 1.956 novos postos de trabalho. Mauá e Rio Grande da Serra também apresentaram resultados positivos, com a geração de 281 e 14 novas vagas, respectivamente.

Por outro lado, as cidades de Diadema, Ribeirão Pires e São Caetano apresentaram mais desligamentos do que admissões. Juntas, as cidades contabilizaram 685 desligamentos, sendo São Caetano a que registrou o maior número (-424), seguida por Ribeirão Pires (-212) e Diadema (-49). No entanto, no acumulado do ano, os três municípios aparecem com saldos positivos.

Um destaque é a cidade de São Bernardo, que lidera o ranking com um saldo de 8.786 novas vagas em 2023. Já Santo André vem em segundo lugar, com um saldo de 7.021 vagas este ano. No total, foram 124,6 mil admissões contra 115,8 mil desligamentos na região.

No acumulado dos últimos meses, entre dezembro de 2022 a novembro deste ano, a região empregou mais de 16 mil pessoas, com seis das sete cidades apresentando saldos positivos na geração de empregos. Apenas São Caetano teve um saldo negativo em 445 vagas.

Os dados revelam uma recuperação gradual do mercado de trabalho na região do ABC, com saldos positivos na geração de empregos e um crescimento da economia. A expectativa é que essa tendência se mantenha nos próximos meses, impulsionando a criação de novas oportunidades de trabalho e contribuindo para a retomada do desenvolvimento econômico local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo