Como a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo direciona os trabalhos legislativos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo é responsável por direcionar os trabalhos do Legislativo e gerenciar os serviços administrativos. Composta pelo presidente da Casa, 1° vice-presidente, 2° vice-presidente, 1° secretário, 2° secretário e o corregedor do Parlamento, a eleição da Mesa Diretora é realizada em sessão extraordinária no dia 1° de janeiro, quando se tratar do primeiro ano da legislatura. Nos anos subsequentes, a escolha dos integrantes será feita em 15 de dezembro.

Os vereadores escolhidos por seus pares para compor a Mesa tomam posse sempre em 1° de janeiro. O mandato é de um ano, e a reeleição é permitida apenas para o mesmo cargo, durante a legislatura. Durante reuniões periódicas, os vereadores que fazem parte do colegiado tratam dos assuntos pertinentes à Câmara e dão publicidade a atos e decisões.

O presidente da Mesa e os vices direcionam os trabalhos legislativos em Plenário. Os secretários são responsáveis pelos contratos administrativos, e cabe ao corregedor zelar pelo cumprimento das normas definidas pelo Regimento Interno, que pode ser encontrado no Portal da Câmara.

Com o objetivo de fornecer mais informações sobre o papel da Mesa Diretora e o funcionamento da Câmara Municipal de São Paulo, um hotsite intitulado “Câmara Explica” oferece conteúdo educativo sobre o tema. Além disso, é possível acompanhar o dia a dia do Legislativo paulistano inscrevendo-se no canal Câmara São Paulo no YouTube.

A dinâmica de eleição, posse e atuação da Mesa Diretora é de extrema importância para o bom funcionamento da Câmara Municipal de São Paulo, uma vez que ela é responsável por direcionar e gerenciar as atividades legislativas e administrativas. Sendo assim, é fundamental que a população esteja ciente do papel desempenhado por esses vereadores no contexto político municipal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo