Cuidados especiais com os pets no final do ano: dicas para garantir que os animais tenham um período tranquilo

Preparar-se para as festas de fim de ano e para as férias não inclui apenas arrumar as malas e comprar os presentes. Quem tem pet em casa precisa incluir os cuidados com os animais de estimação nessa lista. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Pet Brasil (IPB), o Brasil possui uma população de 139,3 milhões de animais de estimação, o que representa sete pets para cada 10 brasileiros. Portanto, é importante garantir o bem-estar e a tranquilidade dos bichinhos nesse período.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Diadema recomenda alguns cuidados para que o período de fim de ano seja agradável e tranquilo para os pets. Ao viajar, é fundamental se informar se o local de destino aceita receber o animal de estimação. Caso contrário, é importante encontrar alguém ou um local específico para cuidar do pet durante a ausência, garantindo abrigo, alimentação e momentos de diversão.

Além disso, é essencial redobrar os cuidados para evitar fugas durante a ausência dos tutores e também para minimizar o estresse causado pelo barulho dos fogos de artifício. Manter as telas de proteção em bom estado, colocar placas de identificação nas coleiras e nunca deixar o animal preso na corrente sozinho são algumas das medidas recomendadas.

Em dias de calor, os passeios ao ar livre devem ser realizados de manhã cedo ou à noite, para evitar que as patas dos animais se queimem em superfícies quentes. Além disso, é fundamental não usar roupas ou sapatos nos pets e garantir a hidratação constante, com água fresca e alimentos úmidos.

Durante a queima de fogos, os animais podem ficar estressados devido ao barulho excessivo e à sensibilidade auditiva, por isso, é importante ficar ao lado do pet nesse momento ou garantir que ele esteja em um local com isolamento acústico para minimizar o estresse.

Para os tutores que não têm pet, é importante não oferecer alimentos fora da dieta normal do animal e respeitar a vontade do tutor antes de brincar com o pet. Além disso, é fundamental combater o abandono e maus tratos, que são considerados crime pela lei nº 14.064/20.

Quem está em busca de um novo pet pode conhecer os animais disponíveis para adoção no site da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Diadema ou participar das feiras de adoção. A ideia é garantir um novo lar para os animais que precisam de cuidados e carinho.

Portanto, é fundamental incluir os pets nos preparativos para as festas de fim de ano e garantir que eles também desfrutem desse período com segurança, conforto e bem-estar. E para quem está pensando em aumentar a família com um novo pet, a adoção é sempre uma opção a ser considerada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo