A Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Diadema, localizada na Rua Amélia Eugênia, 397, Centro, é referência no recebimento e encaminhamento de demandas da população. Entre janeiro e novembro de 2023, o local realizou mais de 100 mil atendimentos, sendo 31.137 mil presenciais, 49.404 por telefone e 39.281 por meios eletrônicos.
Inaugurada em 2008, a Central de Atendimento realiza em média 10 mil atendimentos por mês. Com o avanço da tecnologia, o local precisou se adaptar aos novos tempos, principalmente devido à pandemia de Covid-19. O diretor da Central de Atendimento ao Cidadão, Anderson Wiliam Castoldi Conte, ressalta que o atendimento presencial diminuiu consideravelmente, com a migração para outras formas de atendimento. “Até 2019, o volume de atendimento era muito presencial. Depois, com a pandemia, cresceu bastante o número de atendimentos eletrônicos. A Central precisou se adaptar aos novos tempos e conseguimos ampliar nossa capacidade”, explicou Anderson.
Com a modernização do atendimento, a Central de Atendimento conta com diversas ferramentas, incluindo o programa Fala, Diadema, que disponibiliza uma central telefônica tridígito de atendimento ao morador e o aplicativo Colab, que permite o registro de demandas de zeladoria em tempo real. Além disso, a Central também montou um grupo de trabalho de modernização do atendimento ao cidadão e buscou inspiração na Central 156 da Prefeitura de São Paulo.
O prefeito José de Filippi Júnior elogiou o trabalho da Central de Atendimento ao Cidadão, afirmando que o equipamento se tornou uma referência na cidade. Ele ressaltou a constante busca por atualizar e melhorar o serviço prestado pela Central.
Para utilizar os serviços da Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Diadema, os moradores podem acessar o site oficial, ligar para o telefone disponibilizado ou comparecer pessoalmente no endereço informado. Além disso, é possível fazer o download do aplicativo Colab, disponível tanto na Google Play Store quanto na Apple Store.