Bola de fogo cruza o céu e surpreende moradores do Nordeste em grande reentrada de lixo espacial

Na noite da última sexta-feira (22), moradores de diversas cidades do Nordeste do Brasil foram surpreendidos por uma grande bola de fogo cruzando o céu em alta velocidade. Os relatos de susto e curiosidade inundaram as redes sociais, com vídeos que mostravam o objeto em questão.

De acordo com uma análise preliminar da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), a bola de fogo seria resultado da reentrada na atmosfera de lixo espacial de um foguete chinês lançado em 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan. Além disso, a página Astronomiaum, voltada para informações sobre astronomia, especula que a bola de fogo poderia ser proveniente dos satélites Starlink, da SpaceX, que falharam antes de alcançar a órbita da Terra.

Em relatos vindos de várias cidades da região nordestina, moradores descreveram o fenômeno como um rastro de luz fragmentado, ou até mesmo como algo lindo, mas ao mesmo tempo assustador. A bola de fogo foi avistada em locais como Serrinha (RN), Amargosa (BA), Jati (CE), Guanambi (BA), Floresta (PE), Vitória da Conquista (BA), Angicos (RN), Senador Rui Palmeira (AL), Barra de Santa Rosa (PB), Curimataú (PB), Juazeiro (BA), Petrolina (PE), São Bento (PB), Cícero Dantas (BA) e Taperoá (BA).

Este não é o primeiro evento do tipo a ser testemunhado no Brasil. Em junho, cidades do interior de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás também relataram avistamentos de luzes brilhantes e coloridas em forma de bolas no céu. Especialistas na época indicaram que as luzes poderiam ser provenientes de lixo espacial ou de bólidos, que são meteoros brilhantes.

O avistamento desses fenômenos astronômicos, apesar de impressionantes, também levanta questões sobre os impactos do lixo espacial na atmosfera terrestre, além de suscitar o interesse e a curiosidade dos brasileiros em relação ao universo que nos cerca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo