Presidente Lula participa do 20° Natal dos Catadores em Brasília e faz balanço do primeiro ano do terceiro mandato.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença na celebração do 20º Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, que ocorreu nesta sexta-feira (22), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Esta já é a 17ª vez que Lula participa do evento, tradicionalmente comemorado desde o início de seu primeiro mandato em 2003. Além da celebração do Natal dos Catadores, o evento também marcou o encerramento da décima edição da Expocatadores, que reuniu mais de 2 mil catadores de materiais recicláveis de todas as 27 unidades da federação.

Durante seu discurso, o presidente refletiu sobre o primeiro ano de seu terceiro mandato, fazendo um balanço positivo. Ele ressaltou a importância de cuidar das pessoas e prometeu recuperar o país, além de mencionar a importância do programa Pró-Catador, que foi recriado neste ano após ter sido extinto no governo anterior.

Neli Medeiros, uma catadora de Minas Gerais, ressaltou que ainda existem muitos desafios a serem superados, especialmente a falta de infraestrutura e cuidados nos lixões em que trabalham. Ela destacou a importância do governo continuar apoiando e fortalecendo a cadeia dos catadores.

Durante o evento, o governo federal assinou dois acordos de cooperação visando atender parte das reivindicações levadas ao presidente Lula por representantes do Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). O primeiro acordo, que envolve bancos públicos, visa fortalecer organizações, promover inclusão socioeconômica, garantir direitos, entre outras frentes. O segundo acordo trata do projeto Conexão Cidadã Pró-Catadores, que disponibiliza uma unidade móvel para atendimento de catadores em cinco municípios.

Além disso, o governo formalizou a cessão de um terreno da União para a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Cerrado, como parte da política de democratização do patrimônio da União, que será lançada em 2024.

Durante o encerramento da Expocatadores, o presidente Lula prestou homenagens a diversos ministros pela atuação na construção de políticas públicas em seu governo e o movimento entregou o Selo Amigo do Catador a autoridades do governo federal consideradas prestadoras de serviços que valorizam a categoria.

O presidente Lula esteve acompanhado de parlamentares, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e pelo ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Gilberto Carvalho.

O presidente Lula destacou a importância dos catadores como prestadores de serviços ambientais e ressaltou a necessidade de dar protagonismo a eles. A catadora e educadora ambiental Marcia Alencar, de Teresina, defendeu o aproveitamento dos resíduos como um instrumento de transição para uma economia verde.

No evento, também foram discutidas medidas para melhorar a vida dos catadores e promover a inclusão social e econômica desses profissionais, visando à melhora na qualidade de vida e do ambiente urbano de toda a sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo