Presidente Lula sanciona lei que torna feriado nacional o Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), sancionou uma lei que tem como objetivo tornar feriado nacional o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro. Até então, essa data já era feriado em seis estados brasileiros e em muitos municípios do país.

A sanção presidencial oficializando o feriado nacional está prevista para a publicação na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 22 de novembro. A data de 20 de novembro é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos do período do Brasil colonial. Com a sanção presidencial, essa data passa a integrar o calendário nacional, fortalecendo o reconhecimento e a valorização da história e das raízes culturais da população brasileira, de acordo com nota oficial da Presidência.

O projeto de lei que propunha a inclusão do feriado nacional do Dia de Zumbi e da Consciência Negra foi aprovado no fim de novembro pela Câmara dos Deputados. A pauta foi destacada como prioritária pela recém-criada bancada negra da Casa. A deputada Benedita da Silva, do PT-RJ, orientou o voto favorável pelo governo, ressaltando a importância histórica de Zumbi dos Palmares e sua luta pela liberdade do povo. A deputada afirmou que o feriado não é apenas uma data comemorativa, mas sim uma parte essencial da história do Brasil.

Com a inclusão do Dia de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, o governo busca fortalecer o reconhecimento da contribuição do povo negro para a cultura e a história do Brasil, além de promover uma reflexão sobre a luta contra o preconceito e a discriminação racial. A inclusão desse feriado no calendário nacional é um marco importante para a valorização da diversidade e o combate ao racismo em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo