Polícia Federal realiza operação em sedes da Braskem para investigar supostos crimes na exploração de sal-gema em Maceió

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (21) nas sedes da empresa Braskem em Maceió, Rio de Janeiro e Aracaju. O objetivo da operação é colher provas para investigar supostos crimes cometidos durante a exploração de sal-gema em Maceió, Alagoas, ao longo dos anos.

A ação conta com a participação de cerca de 60 policiais federais, que cumprem 14 mandados de busca e apreensão, sendo 11 em Maceió, 2 no Rio de Janeiro e 1 em Aracaju, todos expedidos pela Justiça Federal de Alagoas. Os agentes estiveram na sede da Braskem na capital alagoana para recolher documentos e possíveis provas.

A operação foi desencadeada após o afundamento da mina 18 em Maceió neste mês. Durante as investigações, a Polícia Federal verificou indícios de que as atividades de mineração desenvolvidas pela Braskem na região não seguiram os parâmetros de segurança previstos na literatura científica e nos respectivos planos de lavra. Segundo a corporação, foram identificados indícios de apresentação de dados falsos e omissão de informações relevantes aos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da atividade.

A exploração de sal-gema na capital alagoana ocorreu de 1976 a 2019 e causou instabilidade no solo de bairros como Pinheiro, Mutange, Bebedouro e adjacências, levando à inabitabilidade da área e forçando mais de 60 mil pessoas a deixarem suas residências devido ao risco de desmoronamento de casas e ruas.

Os investigados, de acordo com a Polícia Federal, podem responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, entre outros. A operação foi batizada de “Lágrimas de Sal”, em referência ao sofrimento causado à população pela atividade de exploração de sal-gema.

Até o momento, a empresa Braskem ainda não se pronunciou sobre a operação da Polícia Federal. As investigações seguem em andamento e novas informações devem surgir à medida que a apuração avança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo