Empresários enfrentam dificuldade em contratar profissionais especializados no setor de bares e restaurantes, revela pesquisa da Abrasel

Pesquisa revela dificuldade do setor de bares e restaurantes em contratar profissionais especializados

Uma pesquisa realizada com 2.586 mil empresários do setor de bares e restaurantes de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou a dificuldade do setor em contratar profissionais mais especializados, como sushiman, pizzaiolo e churrasqueiro. De acordo com o estudo, esses profissionais são os mais procurados e têm maior remuneração. Além disso, 35% dos empresários pretendiam contratar funcionários até o fim deste ano, mas se queixaram da falta de capacitação dos profissionais.

O coordenador de conteúdo da Abrasel, José Eduardo Camargo, destacou que a maioria dos candidatos está buscando o primeiro emprego, de menor qualificação. Ele apontou que as vagas mais disponíveis são para auxiliar de cozinha e auxiliar de atendimento, e que o setor tem um perfil de treinar essas pessoas, que começam como auxiliares de cozinha e depois vão crescendo.

No entanto, a dificuldade maior é encontrar pessoal especializado e treinado, principalmente chefes de cozinha, sushiman e gerentes, empregos que exigem mais qualificação. Durante a pandemia da covid-19, muitos profissionais deixaram o setor e começaram a empreender, o que refletiu no aumento do número de empresas do segmento. Segundo Camargo, atualmente existem 1,560 milhão de empresas no país, contra 1,2 milhão em 2019.

Esse crescimento também se reflete no salário médio do setor, que aumentou 9,9% nos últimos 12 meses, enquanto a média salarial do Brasil atingiu pouco mais de 3%. Para suprir a demanda por profissionais mais qualificados, a solução é treinar os já existentes e os que entram agora no mercado. A Abrasel está empenhada, assim como outras entidades e parceiros da iniciativa privada, em programas de qualificação.

A pesquisa também apontou que a dificuldade para contratar um gerente é de 4,40, enquanto a dificuldade em contratar alguém para a vaga de garçom é de 3,66, em uma escala de zero a cinco. O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Fernando Blower, confirmou que a dificuldade de contratação de profissionais qualificados se agravou na pandemia e que parte dos trabalhadores especializados mudou de ramo, cidade e até de estado.

O SindRio apurou que foram criados 10,5 mil postos de trabalho pelo setor de bares e restaurantes no estado do Rio de Janeiro desde janeiro deste ano. Fernando Blower destacou que a pandemia desarticulou a cadeia de trabalho e, por isso, há um processo de dificuldade estrutural de formação técnica para o mercado de trabalho. A Abrasel criou núcleos em favelas brasileiras com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas comunidades, contribuindo para aumentar o emprego na área. A meta é melhorar e fortalecer o empreendedorismo, que é um meio de melhorar o país e aumentar o poder de consumo da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo