Atirador mata ao menos 15 pessoas em ataque em universidade de Praga, marcando pior atentado a tiros da República Tcheca

Hoje, uma tragédia chocou a República Tcheca. Um estudante de 24 anos matou seu pai a tiros e, em seguida, dirigiu-se à Universidade de Praga, onde matou 14 pessoas e feriu outras 25. Este ataque se constitui no pior massacre a tiros da história do país. A polícia suspeita que o atirador tenha se suicidado após o massacre.

Antes de se dirigir à universidade, o atirador também é suspeito de ter matado um homem e a sua filha de 2 meses na semana anterior. Além disso, foi descoberto que o atirador possuía um grande arsenal de armas em um edifício da Universidade Charles, em Praga, onde ele deveria assistir a uma aula.

Segundo o chefe de polícia da cidade, Martin Vondrasek, o atirador provavelmente se inspirou em um ataque terrorista ocorrido na Rússia neste ano. Ele era detentor legal de várias armas de fogo e agiu sozinho.

As autoridades isolaram a praça e a área adjacente ao edifício da faculdade, que fica em um movimentado bairro histórico, descendo a colina do Castelo de Praga, em uma rua popular que leva à Praça da Cidade Velha. Imagens da imprensa mostraram estudantes desocupando o prédio com as mãos para cima, e outros se empoleirando em um parapeito perto do telhado tentando se proteger do agressor.

A Casa Branca condenou o ataque e afirmou que os Estados Unidos estão dispostos a oferecer assistência. Líderes de toda a Europa também se manifestaram oferecendo suporte.

O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, cancelou uma viagem ao Leste do país e o governo realizou uma reunião de emergência com a presença do presidente, Petr Pavel, e do chefe do serviço de contraespionagem do país. O prefeito de Praga, Bohuslav Svoboda, expressou sua surpresa com o ocorrido, ressaltando que crises desse tipo eram tidas como distantes da realidade da República Tcheca.

Infelizmente, este atroz evento nos traz à lembrança outra tragédia recente na República Tcheca, quando, em dezembro de 2019, um homem armado matou seis pessoas no hospital da cidade de Ostrava, no Leste do país, antes de cometer suicídio. Estes incidentes são relativamente raros no país.

Nossos corações estão com as vítimas desta terrível tragédia e suas famílias. Que suas almas encontrem paz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo