Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo registra maior número de mortes no trânsito em sete anos, com 830 óbitos de janeiro a novembro de 2023.

A cidade de São Paulo registrou um total de 830 mortes no trânsito entre os meses de janeiro e novembro do ano de 2023, de acordo com dados do Infosiga, sistema de monitoramento de acidentes do governo estadual. Esse número representa o maior índice de mortes para o período em sete anos, o que sinaliza um cenário preocupante em relação à segurança viária na capital paulista.

A pesquisa revelou que os motociclistas correspondem ao maior grupo de vítimas, totalizando 354 mortes nas ruas e avenidas da cidade, o que equivale a 42% do total de óbitos no trânsito. Apesar de uma pequena diminuição de 25 vítimas em comparação ao ano anterior, houve um aumento nas mortes de pedestres e motoristas de carro, o que evidencia a gravidade da situação.

Com uma média de mais de duas mortes diárias em acidentes envolvendo veículos, os números do Infosiga também apontam para uma realidade oposta à tendência estadual. Enquanto o estado registrou uma diminuição de 4,4% nas mortes no trânsito, a capital paulista apresentou um aumento significativo no índice de vítimas.

No decorrer de onze meses, um total de 4.852 pessoas perderam suas vidas em acidentes de trânsito em São Paulo, considerando tanto as ocorrências nas cidades quanto nas estradas. Dentre essas vítimas, 299 eram pedestres, representando um aumento de quase 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior, e 111 eram motoristas e passageiros de carro, indicando um aumento de 11% em relação ao ano passado.

A preocupação com a segurança viária ganha ainda mais destaque diante do compromisso da gestão do prefeito Ricardo Nunes em reduzir a taxa de mortalidade no trânsito. A meta estabelecida pela prefeitura consiste em diminuir a taxa de mortalidade de 6,5 para 4,5 mortes a cada 100 mil habitantes até o final do próximo ano.

Uma das principais iniciativas para alcançar esse objetivo é a implantação das faixas azuis, que visam orientar a passagem de motociclistas em algumas avenidas da cidade. Embora esse modelo não esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa tem sido testada com autorização do governo federal e tem se destacado como uma das principais vitrines da gestão de Nunes. Atualmente, a cidade conta com mais de 60 quilômetros de faixas azuis, e a meta é atingir 200 quilômetros até o final de 2024.

Diante desse cenário alarmante, a prefeitura foi questionada sobre os números, mas até o momento da publicação deste texto, não houve resposta. O aumento das mortes no trânsito em São Paulo revela a urgência em implementar medidas eficazes para garantir a segurança de todos que circulam pelas vias da capital.

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