Diante desse contexto, os moradores expressam frustração com a frequência das manutenções emergenciais realizadas, tendo em vista que reduzem ou acabam temporariamente com o fornecimento de água. Eduardo afirmou que sempre escutam a desculpa de manutenção emergencial e destacou: “Encheção de saco. E sempre a desculpa é manutenção emergencial. Nunca vi tanta manutenção emergencial (sic)”.
Após ser procurada pela reportagem, a Sabesp informou que realizou duas manutenções emergenciais no sistema de abastecimento dos bairros Marco Polo e Batistini, além de outras regiões. A primeira ocorreu na segunda-feira (18) e a segunda na quarta-feira (20). Segundo a concessionária, em ambas as situações, o abastecimento foi normalizado no mesmo dia.
Além disso, a Sabesp esclareceu que o aumento do consumo devido às altas temperaturas na região torna a recuperação dos reservatórios mais lenta. A empresa orienta a população a fazer uso consciente da água em qualquer situação e época do ano. Ademais, ressaltou que os imóveis residenciais que possuem caixa d’água com reserva para no mínimo 24 horas de consumo, conforme o Decreto Estadual 12.342/78, enfrentam menos impactos no abastecimento durante a realização de manutenções.
A concessionária também informou que não há manutenções programadas para os próximos dias e reforçou que está disponível para o atendimento aos clientes por meio dos telefones 0800 055 0195 (ligação gratuita), mensagem no WhatsApp (11) 3388-8000 ou pelo site agenciavirtual.sabesp.com.br.
Em vista disso, os moradores aguardam providências para que a situação não se repita, visando garantir um fornecimento regular de água na região. A população espera que as intervenções emergenciais sejam minimizadas, diminuindo o impacto direto no abastecimento e evitando transtornos.